Certificado Digital agiliza entrega de Imposto de Renda

Se você precisa agilizar a entrega do Imposto de Renda 2017, há uma ferramenta bastante eficaz para isso: o certificado digital. Isto porque, com a ferramenta, existe a possibilidade de baixar a declaração no site da Receita Federal com alguns dados já preenchidos, tendo que realizar apenas os ajustes nas informações e adições de despesas e deduções.

Com o certificado, o contribuinte diminui a chance de cometer falhas na entrega do IR – que tem o prazo encerrado no dia 28 de abril. Usando o certificado e-CPF, no padrão da ICP-Brasil, informações relativas a rendimentos, deduções, bens e direitos e dívidas e ônus reais, já estarão disponibilizadas.

Para obter um certificado digital, é preciso escolher uma Autoridade Certificadora Habilitada. A Planned possui parceria com a Certisign, que é a maior certificadora da América Latina e pode fornecer todos os tipos de certificação a um custo bem acessível e com vantagens extras em relação à concorrência.

Há dois tipos de certificado, o A1 (validade de um ano e fica armazenado direto no computador) e o A3 (alidade de um a três anos e requer um hardware específico para ser armazenado).

É necessário ir nas sedes desses agentes de forma presencial, para validação do processo. O contribuinte tem que estar munido de documentos para ser efetuada a conferência dos dados.

Depois é a parte mais fácil, só esperar o agente de validação fazer todo o procedimento necessário para o contribuinte, se quiser, emitir o certificado na mesma hora.

O certificado digital é obrigatório para contribuintes que tiveram rendimentos superiores a R$ 10 milhões. Ou realizaram pagamentos de rendimentos a pessoas jurídicas, quando constituam dedução na declaração, em que a soma também superou R$ 10 milhões.

Desde o primeiro dia do ano, as empresas optantes pelo regime do Simples com mais de três funcionários também são obrigadas a utilizar o certificado digital para envio de informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias ao governo.

Clique aqui para ver planos e vantagens de certificado digital.