9 dicas de contabilidade para donos de negócio

Toda empresa precisa ter uma contabilidade que, sendo bem estruturada, vai fazer com que as ações do dia a dia sejam mais práticas e rápidas. Por essa razão é importante dar atenção ao setor e buscar boas dicas de contabilidade, principalmente quem vai abrir empresa ou pretende fazer a migração de sua contabilidade, uma vez que sempre é preciso recorrer às atividades financeiras do negócio. Além das questões tributárias, manter os registros contábeis organizados auxilia a gestão no suporte para tomar decisões determinantes para o sucesso do empreendimento.

Para auxiliar na organização, confira algumas dicas de contabilidade:

Muitos empresários acabam deixando a contabilidade em segundo plano e no final das contas não apenas perdem o controle das finanças, mas até recebem multas e taxas para pagar. Veja algumas dicas para contabilidade e evite esse tipo de chateação!

1 – Finanças pessoais separada das empresariais

Muitos empreendedores, principalmente os iniciantes, tendem a misturar as finanças pessoais com as da empresa e acabam por não montar sistemas financeiros e contábeis separados. Isso pode causar uma grande confusão no futuro, pois não será fácil determinar quais foram as despesas da casa e quais as finanças relacionadas ao negócio. Pode parecer simples no começo, mas com o tempo as coisas ficarão mais difíceis. Evite também usar o cartão de crédito ou cheque da empresa para despesas pessoais, uma vez que isso pode dar origem a problemas com a legislação.

dicas de contabilidade

2 – Controle periodicamente a contabilidade

Uma das mais práticas dicas de contabilidade é analisar e avaliar as contas de tempos em tempos. Isso auxilia no controle das informações que não se acumularão. É importante ficar atento à situação contábil da empresa e determinar períodos em que tudo será revisado. O ideal é que este período seja menor que o mensal, pois alguns bancos não fornecem extratos com uma base mensal. Se este for o caso, solicite a alteração desse serviço, para que o setor contábil não tenha dificuldades para o acesso aos dados.

3 – Não deixe para depois

Com a análise periódica e o controle das informações, você terá ciência de quando será necessário fazer pagamentos, receber de credores, enfim, estará a par do que precisa ser feito. Caso deixe que passem dias, semanas ou quinzenas sem atualizar os registros, alguns dados importantes podem ser esquecidos. Se as suas finanças empresariais são modificadas diariamente, deverá contar com um sistema contábil que precisará ser atualizado com frequência. Nele, devem ser incluídas vendas, compras e demais transações diárias.

4 – Seja proativo com seu contador

Ser proativo não quer dizer que você precisa ser amigo ou saber da rotina do seu contador. A dica de contabilidade é simples: Basta manter os registros contábeis em dia, assim facilitará o trabalho de ambos. O contador necessita de informações precisas e por essa razão é importante pedir a ele conselhos e recomendações para organizar os dados que ele vai precisar.

5 – Forneça todas as informações necessárias ao seu contador

Imagine um mecânico sem as ferramentas e peças necessárias para consertar um veículo. É assim que fica o seu contador se ele não tiver acesso aos dados e demais informações das quais precisa para manter organizada a contabilidade da empresa. O ideal é manter os registros em dia e nada melhor que uma relação harmoniosa com o contador. Ele pode orientar quanto ao que é necessário para fazer a sua contabilidade de acordo com a situação da sua empresa.

6 – Tenha o controle da documentação

Registros de abertura e migração de empresa, contratos sociais, notas fiscais, registro do ponto dos funcionários, guias de recolhimento e outros documentos devem ser lançados no escritório de contabilidade. Terminada a análise do contador, eles devem voltar para empresa e serem armazenados. Outra das dicas de contabilidade que é preciso ter muita atenção: A contabilidade se utiliza desses documentos apenas para a execução dos serviços e após isso a empresa precisa mantê-los guardados e organizados.

contabilidade organizada

7 – O simples é genial

Garanta simplicidade e consistência das informações, pois a escrita depende de colunas, planilhas e outras informações que precisam estar bem organizadas. O ideal é manter tudo bem simples para evitar frustrações e erros. Em alguns casos não é necessário detalhar todos os rendimentos e despesas, somente registrá-los. Veja com o contador quais etapas podem ser registradas com simplicidade para poupar tempo, uma vez que não é necessário analisar determinados dados em muitos pormenores.

8 – Automatize as faturas

Outras das dicas de contabilidade que muitos acham complicado de fazer, mas não é! Alguns serviços disponíveis hoje no mercado para as faturas online podem emitir faturas de forma simples, mantendo o registro com facilidade. São serviços em conta, que facilitam a vida tanto do empresário quanto do contador.

9 – Adote um software correto

Os livros manuais e folhas de cálculo são coisas do passado. Apesar deles ainda serem usados por muitos empresários, são suscetíveis a erros humanos e os aplicativos foram desenvolvidos para corrigir essas falhas. Alguns modelos de plataformas online disponíveis no mercado podem ser soluções extremamente úteis e garantem o bom andamento das atividades contábeis da empresa.

Veja também: Contabilidades com serviço em nuvem são mais seguras e ágeis.

Fonte: Wedologos