O que fazer antes de abrir sua empresa

Não é nada fácil abrir uma empresa e diversos fatores têm que ser vistos antes da tomada de decisão. Os riscos têm que ser mitigados ao máximo e o empreendedor precisa saber onde ele está pisando.

Antes de tudo, faça uma análise do segmento em que se pretende atuar. Faça pesquisas, pergunte aos amigos o que eles acham dos potenciais concorrentes e busque fazer uma lista das coisas positivas e negativas da possível futura concorrência.

Todas essas questões devem constar no plano de negócios da empresa. Fazer um Canvas para desde o início visualizar as perspectivas de negócios é bem interessante. A ferramenta dá subsídios para o empreendedor validar o business plan.

Tente também fazer um planejamento financeiro com olho no capital de giro. De nada adianta ter clientes já na fila de espera, espaço no mercado, expertise, se não possui dinheiro para investimento para fazer com que se pague os custos iniciais com a abertura da empresa.

Ao iniciar o negócio, o empresário deve atentar na confecção do contrato social, em que são relacionados aspectos do funcionamento da organização, como nome, endereço e atividade, o capital social, a relação entre os sócios e a divisão dos lucros.

Sempre contrate um contador ou um escritório de contabilidade para ajudar nesses trâmites. Um especialista no assunto também vai dar um help na questão da escolha do regime de tributação que é dividido em três: Simples, lucro presumido e lucro real.

Também é recomendável desde o começo montar uma qualificada rede de fornecedores que garanta segurança para que a entrega dos serviços da empresa seja feita de forma plena. Ou seja, os fornecedores têm ser de confiança ou serem indicações qualificadas.

Parceiros esporádicos também têm que ser confiáveis, assim como a mão de obra empregada em sua empresa necessita ser qualificada. Às vezes a missão de encontrar pessoas preparadas pode parecer árdua, mas o esforço de encontrar alguém compatível não é em vão. Agora pense nessas questões e bons negócios!